quinta-feira, 30 de maio de 2013

quinta-feira, 23 de maio de 2013

José de Guimarães - Escultura

A fragmentação e simplificação que caracterizam a obra de José de Guimarães conduzem, nos anos 80, ao questionamento dos próprios limites da pintura. Desta indagação surgem objetos entre a pintura e a escultura, feitos com materiais pouco convencionais – como o papel fabricado pelo próprio artista – que se expandem espacialmente e são pintados de ambos os lados, sendo todavia bidimensionais. 
As esculturas de José Guimarães, mesmo em suportes mais convencionais, asseguram o princípio básico da tridimensionalidade. São obras escultóricas constituídas por pintura em suporte de simples cartão recortado e apoiadas numa base, podendo, por isso, ser consideradas obras híbridas entre a pintura e a escultura. 
"Reinterpretação de José de Guimarães",2013
 
"Reinterpretação de José de Guimarães", 2013
 
Trabalhos de alunos do AE maximinos
Composição / Pintura
Balsa (madeira) sobre tela

 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A "minha marca"

Este vídeo é uma sequência de fotografias que demonstra todos os procedimentos necessários para criação de um estudo para uma composição.
O ponto de partida é o contorno da própria mão, enquadrado com uma seleção de elementos visuais de algumas obras de José de Guimarães.
A utilização de plástico autocolante de cores vivas sobre cartolina preta revelou-se uma opção rápida e eficaz.
 

Bom trabalho :)

 

José de Guimarães

Escultor e pintor, José Maria Fernandes Marques nasceu em Guimarães, em 1939. Adotou o pseudónimo artístico de José de Guimarães, em homenagem à terra natal.
José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses da Arte Contemporânea e encontra-se representado em coleções públicas e privadas, espalhadas por todo o mundo.
Viveu durante sete anos em Angola (1967-74), onde estudou etnografia e arte negra. Na sua obra, a temática principal é o corpo humano. As cores vivas desempenham um papel muito importante, contrastando umas com as outras, sem zonas de transição. Desde 1989, verifica-se uma tendência para a simplificação, na procura da valorização plástica das qualidades materiais das superfícies, pontuadas por alguns elementos gráficos.

"Gioconda negra", 1975

"Mulher ao espelho", 1975
 
"S/ título", Sem data

"Série Brasil", Sem data

"Série África/Brasil", Sem data


"Camões e D. Sebastião", 1980
 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Esta é a minha casa!


Esquisso da planta da casa recorrendo à memória.
 


 
 
Aplicação de cor no espaço com que mais se identifica.
 
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Arquitetura - A arte de criar um espaço!

No dia-a-dia convivemos com espaços construídos, interiores e exteriores, que são o cenário da nossa vida.
A arquitetura estuda e projeta espaços e volumes que respondem às necessidades do Homem. Estas necessidades estão relacionadas com a qualidade de vida, incluem questões de ordem física, como a composição e a funcionalidade do espaço, e de ordem estética, como a beleza e o conforto.
O arquiteto concebe projetos a partir de um programa determinado, que indica o conjunto de funções que o edifício vai ter, as exigências e as restrições. O projeto inicia-se por estudos de pesquisa formal que dão origem a desenhos, plantas, alçados, perspetivas e maquetas.
Saber mais AQUI.
 
Inscreve-te no Floorplanner e com apenas alguns cliques podes desenhar, projetar e mobilar. Rápido, fácil e gratuito.
 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Mão na Arte

A mão, pelas suas capacidades de preensão e de tato, é o órgão do conhecimento, da memorização das formas e do reconhecimento do nosso mundo real.